Clique no LINK abaixo para acessar a matéria:
http://www.aore.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=27:mallet&catid=5:historia&Itemid=6
domingo, 24 de maio de 2009
sábado, 23 de maio de 2009
O Brasil e a sua Força de Paz no Haiti (Painel do Paim)
Este blog foi criado em virtude de haver recebido o e-mail abaixo transcrito, do Tenente Eduardo, mas sobretudo, expressa meu elevado amor à pátria, a minha saudação à insigne bandeira do Brasil querido, à minha paixão pelo nosso Exército e, ao meu elevado arraigado espírito de corpo.
Por simples coincidência, lanço este blg, exatamente, no dia em que estou completando 81 anos.
Sou praça de 15-03-1948, incorporado no então 9º. Grupo de Artilharia a Cavalo 75, nesse mesmo Quartel, hoje ocupado pelo 9º. BE Comb, tendo servido nesta Unidade, como 1º. Tenente e Capitão Dentista, sob o comando do Capitão Edson Pierre Marcelo, do Capitão Lybio King, do Tenente Coronel Ivan de Souza Mendes (meu companheiro no Lyons Club de Aquidauana) e do Coronel Wilson de Freitas.
Registro a minha satisfação e honra de ter comparecido, a convite do Tenente Coronel Sizino, à solenidade de entrega da boina azul, em 08-05-2008, ao contingente que deveria seguir para o Haiti, ocasião em que comemorei meus 60 anos de praça, ao lado do Tenente Coronel Abilio Sizino e do Tenente Coronel Luís Rogério Cid Duarte Comandante do 9. Grupo de Artilharia de Campanha 75, o qual me convidou para assistir, no mesmo dia, a solenidade em que comemorou a dia da vitória dos aliados contra as forças totalitárias, em formatura da tropa e após desfile, foi feita a entrega da "boina preta" aos soldados que completaram árduo treinamento, no limite de suas forças físicas e mentais, tornando-se aptos para o cumprimento do dever para com a pátria, à qual tudo se deve e, dela, nada se cobra.
Nessa ocasião, coube aos familiares efetuarem a entrega das referidas boinas e, após a cerimônia, a Unidade, comandada pelo Tenente Coronel Cid, ofereceu um cocktail, com a presença dos familiares dos soldados, os quais serviram de padrinhos e madrinhas do militares, agraciados com essa honraria, que significa aptidão para o cumprimento de qualquer missão militar, inerente ao seu nível.
O e-mail supra referido é do teor seguinte:
Re: Força de Paz Haiti treina realizando obras em prol da comunidade de Aquidauana e Anastácio - MS.
De:
eduardo@exercito
Para:
edsonpaim
Assunto:
Re: Força de Paz Haiti treina realizando obras em prol da comunidade de Aquidauana e Anastácio
Data:
08/05/2009
Prezado Edson Nogueira Paim,
Agradeço a gentileza da publicação e espero contar com o Sr. quando
assumir no final de junho a missão no Haiti.
Desde já vou colocar seu e-mail na nossa lista de envio de matérias.
O período em Aquidauana foi muito acelerado pelas atividades do treinamento.
Desde já o canal está aberto.
Atenciosamente,
Ten Eduardo
A matéria a que se refere o Ten. Eduardo foi publicada no blog BATALHÃO CARLOS CAMISÃO, a qual é, aqui reproduzida:
Força de Paz Haiti treina realizando obras em prol da comunidade de Aquidauana e Anastácio - MS
O 9º Contingente da Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti realizou obra de ampliação da Casa de Abrigo e Proteção SOME, em Anastácio, por ocasião do Estágio Básico de Operações de Paz realizado de 27 a 29 de abril.
A obra realizada irá permitir a instalação de uma biblioteca e sala de informática para as crianças assistidas pela instituição.
A Organização Não-Governamental Sociedade Missionária Ebenézer (SOME) é uma unidade de acolhimento para crianças e adolescentes vítimas de abandono, negligência, maus tratos, violência e abuso sexual que acolhe atualmente 24 crianças dos 4 aos 17 anos e vive da contribuição de voluntários da comunidade local, do Poder Judiciário, da Polícia local, do apoio do Exército Brasileiro e de outras instituições.
A obra serviu para o treinamento dos militares de engenharia do Exército que irão desenvolver atividades de construção vertical na missão de paz no Haiti.
A Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti segue no treinamento até o dia 8 de maio, quando termina o Estágio Avançado de Operações de Paz em Aquidauana.
A informação é da Comunicação Social da Cia E F Paz Haiti: Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti (Tenente Eduardo)
As fotos são do Cabo Augusto
Assinar:
Postagens (Atom)